segunda-feira, 16 de novembro de 2009

a contextualizaçao historica do uso da informatica na educaçao do Brasil

O uso dos computadores na educaçao é remota , pois os primeiros computadores começaram a ser comercializados apenas na decada de 50. E esses eram usados para resoluçao de problemas em custos de pós-graduaçao , bem como ainda como maquina de ensinar, no centro de pesquisa watson da IBM. Nessa epoca tudo de baseava em armazenar informações e transmiti-la ao aprendiz. na tentativa de implantar uma maquina de ensinar idealizada por skinner. Atulmente nao se pensa o uso dos computadores apenas com esse intento essa é muito mais desafiadora, do que simplesmente de transmitir saberes prontos ao aprendiz. O computador auxilia o aprendiz no processo de construçao do seu conhecimento.
porem pra explicitar tal questao devemos pensar que pensar o ensino atraves do computador nao explica por exemplo ser uma materia que alfabetizaçao em informatica e tao pouco como fazem algumas escolas que por seu tradicionalismo acaba por atribuir atividades extra classe para dizer que usam da informatica como metodologia de ensino isso nao é tecnologia da educaçao. O aluno tem que usar o computador como meio de construir seu conhecimento buscando assim os meios para refletir sobre os resultados obrtidos e depurar suas ideias por intermedio da busca de novos conhecimentos e conteudos por meio de software utilizado.
por outro lado, o uso do computador na criaçao de ambientes de aprendizagem que enfatizam a construçao do conhecimento, apresenta enormes desafios. Primeiro implica entender o computador como uma nova maneira de reprensentar o conhecimento, provocando um redimensionamento dos conceitos ja conhecidos e possibilitando a busca e comprensao de novas ideias e valores. Usar com essa finalidade requer a analise cuidadosa do que significa ensinar e aprender bem como demanda rever o papel do professor nesse contexto.
A formaçao desse professor envolve muito ms do que prove com conhecimento sobre computadores. O seu preparo não pode ser simplesmente o de um passador de informaçoes, mas deve propiciar a vivencia de uma experiencia para passar informações, mas propiciar vivencia de uma experiencia que contextualiza o conhecimento que ele constroi. O processo de formaçao precisa criar um ambiente propicio para que o docente desenvolva e construa seu proprio conhecimento sobre as tecnicas computacionais, entender porque e como integrar o computador em sua pratica pedagogica é ser capz de superar barreiras de uma ordem administrativa e pedagogica, possibilitando a transiçao de um sistema fragmentando de ensino para uma abordagem integradora de conteudo voltada para a resoluçao de problemas especificos do interesse de cada aluno.
A titulo de critica a essa proposiçao por qual razao a educaçao brasileira deve se reformular para implementar a informatica, seria ao acaso uma maneira de usarmos a informatica como meio de fazer as mudanças que sempre desejamos mas que ainda nao fomos capazes.
Países como Estados Unidos e França nao reformularam seus modelos pedagogicos apenas queriam que o uso da informatica fosse disseminado sem qualquer alteraçao do curriculo ou gestao escolar. A caminhada do Brasil difere muito do que vem acontencendo no mundo, porem se comparados os resultados observamos que apesar de todos os esforços o Brasil tem um avanço semlhante dos que nada alteraram sua abordagem pedagógica. E o uso d informatica nao alterou o ensino e nem seu controle pois ele ainda se centra na figura do professor.

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